sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saiba como se livrar das olheiras


As causas da área escura no rosto podem variar. Descubra o melhor tratamento


Saiba como se livrar das olheiras
As noites em claro e os dias cheios com as crianças podem deixar um aspecto cansado no rosto dos pais. As causas das olheiras, áreas escuras em volta dos olhos, variam muito, em algumas pessoas, o problema é maior do que apenas cansaço.
Saiba o que fazer para o seu filhor dormir a noite toda

Conheça as principais quatro causas, que podem estar associadas e complicar o tratamento:

Constitucionais: são pálpebras que se apresentam de cor acastanhadas e fundas. Acontece quando os olhos são mais fundos e a pele que cobre está região é mais fina. Elas são mais comuns nas etnias indiana e árabe.

Melânicas: como o nome já diz, são aquelas causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento da pele) e se apresentam acastanhadas. Elas são estimuladas com o excesso de Sol e pode ter causa hormonal.

Sanguíneas: são arroxeadas e causadas por acúmulo de hemoglobina, ou seja, pelo pigmento das células sanguíneas, bem como por algum medicamento ou estimulo orgânico que dificultam a circulação sanguínea.

Vasculares: aquelas de aspecto azulado e provêm da retenção local de fluidos. Geralmente elas se agravam com o stress, noite mal dormida e cansaço.

Para eliminar as olheiras e descobrir qual a origem correta do problema, o ideal é procurar um dermatologista. Cristiano Kakihara, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aponta que os tratamentos devem ser feitos juntos.

Enquanto, em alguns casos, uma boa noite de sono ajude, outros exigem um cuidado melhor. Algumas substâncias como ácido tioglicólico, vitamina K1 (que melhora a vascularição), o alfa-arbutin, a cafeína, hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, ginkgo biloba, vitamina E, vitamina A, retinol, retinaldeído, ácido glicólico, L-ácido ascórbico e rutina são indicados.

Outros tratamentos feitos no consultório do médico podem melhorar o aspecto da pele, como os peelings químicos, luz intensa pulsada, LASER  Q-switched Nd-YAG, LASER erbium-glass e LASER de dióxido de carbono e a drenagem linfática facial. Nenhum destes tratamentos elimina as olheiras 100%. Todos precisam de acompanhamento médico e só devem ser feitos depois da indicação de um especialista.

As crianças também podem ter olheiras, mas as causas são mais simples, como uma irritação na pele, renite ou até mesmo dormir de boca aberta. Por terem a pele mais grossa do que os adultos, os vasos sanguíneos e a vermelhidão muscular da região dos olhos não costumam aparecer. O tratamento nas crianças não deve ser estético, mas deve-se procurar a causa do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário